Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conheça o Smart Track, um método implantado pelo São Luiz para agilizar os atendimentos emergenciais



Para obter um atendimento mais rápido e eficiente, nos prontos-socorros, a Rede D'Or São Luiz implantou o sistema Smart Track, um procedimento revolucionário que já apresenta resultados.

 Na unidade Anália Franco do São Luiz, Zona Leste de São Paulo, o modelo já é usado e, após 30 dias de sua implementação, o tempo máximo de espera para o primeiro atendimento a pacientes de menor gravidade nos horários de picos caiu para menos de 50 minutos, quando o tempo indicado é de até 1h30, seguindo critérios da unidade.

Devido ao grande volume de atendimento, 20 mil atendimentos/mês, a unidade Anália Franco foi a primeira do Brasil a utilizar este modelo, como piloto. Por conta desta demanda, nos dias e horários de maior movimento, os pacientes não graves, que representam 80% dos casos, podiam aguardar por até 4h para atendimento médico.

É importante ressaltar que os 20% que apresentavam quadros de maior gravidade permaneceram com o atendimento adequado preservado como antes. O desenvolvimento do Smart Track começa com deslocamento do médico para atender aos pacientes. No pronto-socorro, é feita uma primeira análise da situação do paciente, amenizando o número de pessoas que permanecem na sala de espera.


 Nele se concentra uma grande quantidade de pacientes com quadros menos graves - são até 60 novos pacientes por hora, principalmente nos períodos de maior fluxo. De acordo com o diretor geral da Rede D'Or São Luiz, Dr. Rodrigo Gavina, o grande objetivo desse modelo é identificar, tratar e resolver as diversas condições clínicas dos pacientes.


 "Desenvolvemos para a unidade Anália Franco um modelo exclusivo e direcionado às reais necessidades do público que procura os nossos hospitais. Além de manter um excelente nível para os pacientes graves, conseguimos oferecer atendimento num tempo menor, dentro da expectativa dos nossos pacientes de menor gravidade, mesmo em horários em que isso parecia impossível pelo tamanho da demanda, explica".


 Para estabelecer o Smart Track, Gavina e sua equipe visitaram hospitais brasileiros, sulamericanos e norte americanos que utilizam diversos modelos de atendimento de emergência. Fora do Brasil, nenhum dos hospitais apresentava a quantidade e característica dos atendimentos que hoje chegam às emergências dos hospitais da Rede D'Or. 


Toda a equipe do Pronto-Socorro (médicos, profissionais de enfermagem, profissionais administrativos e áreas de diagnóstico e apoio) foi treinada, e a próxima área da unidade a adotar o modelo será o Pronto-Socorro Infantil. Nos próximos meses, as demais unidades da Rede D'Or também passarão a utilizá-lo.


 Como funciona o Smart Track?


 O modelo de atendimento Smart Track estudou o fluxo de pacientes, a quantidade de profissionais disponíveis e a área disponível para o atendimento. A equipe de triagem e a de atendimento inicial foram unificadas para que o atendimento seja mais ágil e resolutivo. 


Houve uma completa revisão de cada fase do atendimento do paciente e identificou-se onde estavam as grandes perdas de tempo que comprometiam a satisfação, mesmo que eventualmente não tivessem impacto no diagnóstico e tratamento. O resultado de todo este esforço começa na recepção da unidade, passa pelas áreas de atendimento e diagnóstico até o desfecho pela internação ou alta do paciente.


 Durante todo este período, o paciente é monitorado pelo profissional de saúde responsável e pelo sistema de rastreamento informatizado. Este rastreamento em tempo real pela equipe responsável confere a agilidade necessária nos tempos de realização de exames sem comprometer a qualidade assistencial que o caso requeira. 


Com o processo de Smart Track, a Rede D'Or São Luiz estudou cuidadosamente cada fase e o tempo de atendimento, reavaliando a infraestrutura do hospital, os equipamentos utilizados, o mobiliário adequado e a tecnologia oferecida.


 Desta forma, chegou-se a um menor tempo de espera em cada fase, mantendo a segurança e a objetividade primordiais para um atendimento de alto padrão de qualidade.


Fonte:

Nenhum comentário: